Notícias

Saiba como tornar seu filho uma criança inteligente

Entenda o que pode ser considerado inteligência, quantos tipos existem e como ajudar seu filho a se tornar uma criança inteligente.

Fornecer suporte e infraestrutura para tornar seu filho ou filha uma criança inteligente e feliz é uma preocupação de toda a família. Mas longe de ser só dos pais e responsáveis, o desenvolvimento da inteligência também é uma responsabilidade de professores e da sociedade.

Com o passar dos anos, a sociedade, os valores, os estímulos e as teorias relacionadas à educação de filhos mudam. E, por vezes, a família acaba por ficar perdida com tantos conselhos, informações e metodologias.

Neste artigo, vamos explicar de forma simples e descomplicada como tornar seu filho uma criança inteligente. Primeiro, mostraremos que ser inteligente não está relacionado somente às habilidades cognitivas. Além disso, apresentaremos dicas para ajudar seu filho durante seu desenvolvimento e você vai descobrir como o Programa Escola da Inteligência pode ajudar a alcançar esse objetivo.

Continue a leitura para saber mais!

O que define uma criança inteligente

Antigamente, crianças inteligentes eram definidas pelo QI. No entanto, hoje em dia, sabemos que a inteligência é bem mais do que habilidades cognitivas e conhecimentos acadêmicos. É claro que saber contar, conjugar verbos e ter raciocínio lógico e matemático ainda são importantes, mas deixaram de ser vistos de forma isolada.

Desenvolvida em 1980 pelo psicólogo e pesquisador norte-americano Howard Gardner, a Teoria das Inteligências Múltiplas mudou a forma como interpretamos a manifestação da inteligência. Segundo Gardner, existem 8 tipos de inteligências:

  1. linguística;
  2. lógico-matemática;
  3. espacial;
  4. musical;
  5. corporal/cinestésica;
  6. intrapessoal;
  7. interpessoal;
  8. naturalista.

Ou seja, definimos uma criança inteligente como aquela que tem não só habilidades cognitivas como, também, sociocomportamentais, como empatia, autonomia, responsabilidade e capacidade de se relacionar bem consigo mesmo e com os que estão ao seu redor.

A seguir, apresentaremos algumas características e dicas de como ajudar seu filho a crescer de maneira saudável e inteligente.

Características de uma criança inteligente

Muito além das habilidades cognitivas, uma criança inteligente pode ser identificada a partir da observação de características socioemocionais.

Seu filho sabe trabalhar em equipe? Demonstra empatia pelos colegas e outras pessoas? Sabe expressar seus sentimentos e gerenciar suas próprias emoções? Se a resposta for sim, você pode se orgulhar à vontade, seu filho possui uma dos mais importantes tipos de inteligência, a emocional.

A inteligência não pode ser medida apenas por meio de habilidades cognitivas, existe uma série de outros fatores que impactam a forma como construímos nossa inteligência. De forma simples, seu filho não precisa ter apenas conhecimento matemático e lógico, ele precisa saber encontrar soluções para problemas diversos do dia a dia, se relacionar com as pessoas e aprender a não ser impactado negativamente pelos desafios que encontrar na vida profissional e pessoal.

Existem vários tipos de inteligências e saber identificar os traços delas em seu filho é o primeiro passo para seu aprimoramento.

Vale ressaltar que a escola também deve ajudar os responsáveis a identificar tais traços. A escolha de uma boa instituição de ensino que trabalhe com uma metodologia baseada na identificação e no aprimoramento de inteligências múltiplas é fundamental para que seu filho se torne uma criança ainda mais inteligente.

Dicas para tornar seu filho ainda mais inteligente

Crianças não vêm com manual de instruções, tampouco adultos se tornam pais munidos de todo o conhecimento e sabedoria do mundo. Ninguém é um super-herói ou gênio em relação à criação de seus filhos, por isso preparamos algumas dicas para promover a inteligência de seu filho. Confira!

Elogie seu filho pelos esforços, não pela inteligência

Ao elogiar o esforço praticado, você ensina seu filho a alcançar objetivos por meio da resiliência e a depender do esforço próprio. Ao apenas elogiar a inteligência, pode acabar fazendo ele entender que o que ele tem é uma característica inata e que ele não precisa se esforçar muito para alcançar nada.

Leia com ele, não para ele

Não adianta apenas ler para seu filho, instigue-o a ler com você. Faça ele decifrar as palavras, alterne com ele a leitura de algumas páginas, crie brincadeiras de dramatização e torne a atividade uma diversão.

Crie regras e limites lógicos, não impositivos

Busque criar regras lógicas e que façam sentido. Se ele não entender a lógica por trás de uma regra ou limite, ajude-o a chegar até esse entendimento. Dizer não de forma impositiva não é uma atitude saudável. Ele pode até obedecer de forma passiva, mas não vai entender o motivo da proibição.

Seja coerente com suas atitudes

Atitudes falam mais que palavras, e seu filho está sempre prestando atenção em você. Dê o exemplo, mostre os motivos, explique e seja coerente com o que diz. Não adianta criar uma regra ou proibição para ele e fazer o contrário.

Promova a felicidade, a calma e o diálogo em casa

A felicidade e a calma promovem inteligência, raciocínio, curiosidade e aprendizado. Já foi comprovado que crianças em lares estressantes e conturbados apresentam desempenho abaixo da média. O diálogo no lar também é um importante fator para que seu filho consiga se expressar de forma saudável e sem medo.

Fornecer um ambiente em que ele possa fazer perguntas de forma segura faz com que ele desenvolva habilidades sociocomportamentais importantes como empatia, tolerância, respeito, curiosidade e criatividade.

Estimule atividades extracurriculares

Estimule a participação em atividades extracurriculares como dança, música, teatro, esportes etc. Essas atividades promovem autonomia, responsabilidade, curiosidade e disciplina.

Como o programa Escola da Inteligência pode ajudar

O Programa Escola da Inteligência atende escolas particulares e tem como objetivo desenvolver a educação socioemocional a partir do tripé alunos, professores e familiares. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a EI promove melhorias dos índices de aprendizagem, aprimoramento das relações interpessoais, redução da indisciplina e aumento da participação de qualidade da família no processo de formação do estudante. O Programa Escola da Inteligência é um método pioneiro baseado em diversas teorias e impacta de forma considerável toda a família.

Neste artigo, a partir da Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, explicamos o que pode ser considerado inteligência e apresentamos dicas de como auxiliar seu filho a se tornar uma criança inteligente. Sabemos também que esse processo nem sempre é fácil, por isso explicamos um pouco sobre como o Programa Escola da Inteligência pode ajudar.



Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/crianca-inteligente/