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Ludicidade na Educação Infantil: saiba como usar e como a EI pode ajudar

Entenda como a ludicidade pode contribuir para a melhora da absorção de conhecimentos na educação infantil.

Tornar o ensino mais divertido para as crianças é uma estratégia interessante para promovê-lo, pois envolve incluir elementos atrativos para os pequenos. Inclusive, pode incentivar o gosto pelo estudo, especialmente se houver dificuldades em conseguir que as crianças se concentrem nos conteúdos abordados. Mas como usar a ludicidade na Educação Infantil?

É o que pretendemos responder neste artigo! Continue a leitura para conferir o que preparamos!

A importância da ludicidade na Educação Infantil

Combinar atividades educacionais com brincadeiras do dia a dia das crianças pode ter um potencial benéfico no aprendizado, pois permite tornar a absorção de conhecimentos algo mais divertido. Vale ressaltar que o conceito é mais amplo do que isso, pois envolve também a capacidade de os próprios pequenos tornarem os estudos mais animados por meio da criatividade.

Portanto, envolve autonomia, espontaneidade e capacidade imaginativa. Em outras palavras, ao incentivar que eles inventem brincadeiras, jogos e histórias em sala de aula enquanto estudam determinados conteúdos, o processo de ludicidade é colocado em prática.

Como incentivar esse conceito na prática

Ao estimular brincadeiras, contação de histórias e jogos, o professor consegue desenvolver um ambiente atrativo, que motiva a criança e, portanto, é capaz de captar a sua atenção. O mesmo vale para a exposição e a apreciação de elementos artísticos pelos pequenos. A partir disso, com a orientação do educador, dá para fomentar um meio saudável de colaboração e construção do conhecimento.

As atividades e os materiais que integram a ludicidade tendem a promover a cooperação, a vontade de atingir metas e objetivos, a valorização e outros princípios importantes para o desenvolvimento infantil. Portanto, é interessante buscar alternativas lúdicas, planejar ações e montar um cronograma dos dias em que serão aplicadas essas atividades propostas.

Um dos propósitos disso é a busca por uma maior eficiência e eficácia no ensino. Dessa forma, pode-se obter bons resultados, por exemplo, ao:

  • aplicar conteúdos teóricos;
  • verificar e confirmar o aprendizado dos alunos;
  • estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais;
  • empregar elementos lúdicos como recursos motivacionais;
  • fomentar a curiosidade e a animação pelo estudo etc.

A realidade pedagógica tende a sair fortalecida quando as propostas de ensino são concisasclaras e incentivam a valorização das crianças, bem como carregam elementos divertidos e atrativos. Isso contribui para a vontade de aprender dos pequenos, até mesmo fazendo com que eles vejam real sentido no que fazem.

Vantagens da ludicidade na Educação Infantil

A ludicidade na Educação Infantil é capaz de proporcionar várias vantagens para o ensino e o dia a dia dos estudantes. A seguir, separamos 5 das principais. Confira!

Desenvolvimento de motricidade

As brincadeiras e os jogos lúdicos contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças, ou seja, potencializam as habilidades físicas dos pequenos. Isso é importante nas fases iniciais do desenvolvimento, em que os estudantes estão aprendendo a ter melhor domínio sobre seus corpos e ações. Basicamente, a utilização dos elementos apontados serve como “treino” e ainda pode contribuir para o bem-estar das crianças.

Estímulo à cooperação com os demais

Quando as crianças sabem que terão brincadeiras, participarão de jogos e, até mesmo, colaborarão com histórias interativas, é maior a tendência de elas cooperarem com os professores e entre si. Em especial, quando as ações lúdicas demandam o trabalho em equipe, a colaboração e a ajuda mútua.

Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e para o bom relacionamento interpessoal, algo essencial tanto na fase infantil quanto na etapa adulta. Tal ponto também serve de suporte para outros aspectos fundamentais da vida em sociedade, como o trabalho em equipe, a capacidade de liderança, a aceitação de responsabilidades etc.

Melhora na absorção e na consolidação de conhecimentos

Alguns elementos lúdicos têm a capacidade de fomentar emoções saudáveis e, a partir disso, o foco e a concentração dos pequenos. Consequentemente, eles poderão reter o conhecimento que é repassado em conjunto com esses recursos por um período maior, ou seja, há um ganho na memorização e no aprendizado. Até mesmo adultos podem se beneficiar disso.

Desenvolvimento de competências complexas

Alguns conhecimentos ou aspectos mais complexos do desenvolvimento da criança, que demandam maior aprofundamento, também podem ser bem desenvolvidos por meio da ludicidade na Educação Infantil. Por exemplo, as habilidades socioemocionais.

Além disso, temos a capacidade de tomar decisões e de solucionar problemas, a partir da análise de vários fatores, incluindo a lógica de causa e consequência. Basicamente, a utilização de brincadeiras, jogos e outras atividades interativas acaba funcionando como uma “linguagem” mais fácil de entender. Desse modo, até crianças que ainda não aprenderam a ler poderão entender conteúdos considerados mais complexos para elas.

Bons momentos e formação de lembranças saudáveis

Quando bem escolhidas e planejadas, as atividades lúdicas são capazes de proporcionar bons momentos para as crianças. Consequentemente, lembranças saudáveis são criadas por elas.

Outra vantagem disso é que elas poderão associar essas boas memórias aos conteúdos que estavam sendo repassados ou desenvolvidos durante as atividades. Portanto, se forem aprendizados autênticos e positivos, as crianças também poderão retê-los por mais tempo. Logo, o aprendizado é reforçado e aprimorado.

Escola da Inteligência e ludicidade na Educação Infantil

Programa Escola da Inteligência (EI) pode ser um parceiro no processo de implementação da ludicidade no programa pedagógico da escola. Isso porque o programa tem como foco o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Muitas delas também são abordadas e objetivadas ao se empregar elementos lúdicos, como a habilidade de tomar decisões e a melhoria no relacionamento interpessoal. Portanto, ambos podem ser complementares.

Além disso, o Programa Escola da Inteligência ainda emprega recursos didáticos, interativos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem, como, por exemplo, vídeos, músicas, aplicativos etc.

Vale ressaltar que a ludicidade na Educação Infantil é um recurso interessante para tornar as aulas mais divertidas e estimular a participação dos alunos. Quando bem planejada, ela é capaz de contribuir para o desenvolvimento de muitas características importantes e benéficas para os pequenos.



Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/blog/ludicidade-na-educacao-infantil/