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O que é aprendizagem colaborativa e como implementá-la nas aulas?

A aprendizagem colaborativa é uma estratégia que traz diversos benefícios ao ensino, despertando o interesse dos estudantes e preparando-os para os desafios do futuro.

As diferentes abordagens de ensino buscam qualificar o processo de aprendizado e aumentar o engajamento dos estudantes. A aprendizagem colaborativa faz parte desse contexto e pretende colocar o estudante como protagonista, permitindo que ele participe ativamente da construção do conhecimento. O desenvolvimento completo dos estudantes é uma prioridade de ensino neste momento, visto que desenvolver apenas aspectos cognitivos limita o potencial de cada aluno. Sendo assim, as instituições de ensino estão buscando métodos que desenvolvam os aspectos socioemocionais de cada estudante. Neste artigo, vamos entender o que é aprendizagem colaborativa, qual a sua importância e características principais. Além disso, mostraremos como implementá-la nas aulas! O que é a aprendizagem colaborativa? A aprendizagem colaborativa é uma estratégia diferenciada de ensino que se baseia na interação e na participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. O objetivo é promover a troca de experiências, o cooperativismo e o engajamento dos estudantes, colocando-os como protagonistas. Dessa forma, todos são convocados a estudar em grupo em busca de um único objetivo, com a ajuda de um professor que conduzirá esse processo. Com essa abordagem, a escola deixa de apresentar respostas prontas para seus estudantes, permitindo que eles pensem e participem ativamente do processo de aprendizagem. Essa abordagem tem o potencial de promover a melhoria da educação por meio do estímulo ao pensamento crítico, do desenvolvimento de capacidades interativas e da resolução de problemas. A responsabilidade de cada estudante aumenta, assim como a autonomia durante o ensino. Qual a importância dessa estratégia? A aplicação da aprendizagem colaborativa é muito importante para que os estudantes sejam os protagonistas no processo de ensino. Essa abordagem desenvolve diversas características que serão fundamentais para o futuro, como autonomia, iniciativa e capacidade de liderança. Com a participação ativa dos alunos, os benefícios não são apenas intelectuais, mas também sociais. As atividades em grupo e a troca de informações contribuem para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que são muito importantes para o crescimento saudável dos estudantes. Nessas atividades, eles aprendem a se relacionar com os colegas, entender opiniões alheias e tomar decisões em conjunto. Essas características serão necessárias no futuro profissional, além de se mostrarem úteis para um desenvolvimento mais completo durante os anos escolares. Além disso, a interação contribui com o amadurecimento de cada estudante, que aprende a ter responsabilidade e compartilhar suas atividades com outros colegas. Esse aprendizado é importante para que ele seja capaz de assumir suas decisões, aceitar as dificuldades e buscar novas soluções de acordo com as necessidades do momento. Quais são as características da aprendizagem colaborativa? Essa modalidade de ensino também apresenta algumas características principais que facilitam a aplicação desse método. Vamos conhecê-las! Ambiente centrado no todo Nessa estratégia, o aprendizado é compartilhado entre todos os participantes, o que significa que não somente o professor pode transmitir conhecimento. Isso também pode ser feito entre os estudantes. O compartilhamento do que foi aprendido faz parte do processo, beneficiando a todos os envolvidos. Professor visto como um orientador O papel do professor é modificado nessa estratégia. Ele deixa de ser o único detentor do conhecimento para atuar como um orientador. Desse modo, ele guia os estudantes dentro do processo de ensino, permitindo que eles troquem conhecimentos e experiências que trarão crescimento intelectual e social. Aprendizagem proativa e investigativa A aprendizagem colaborativa incentiva a busca pelo conhecimento de forma proativa e investigativa. Sendo assim, os alunos não ficam apenas esperando o professor trazer novas informações ou assuntos desconhecidos. Eles são estimulados a buscar o conteúdo necessário para o desenvolvimento, seja em livros, conversas ou com o auxílio da internet. Aplicabilidade dos conteúdos Outra característica dessa estratégia é focar na aplicabilidade dos conteúdos. A ideia é colocar todos os conhecimentos adquiridos em prática. Dessa forma, o estudante utiliza tudo o que aprendeu a favor de seu próprio crescimento, não deixando que o aprendizado se torne apenas uma teoria. Como implementar essa estratégia nas aulas? A aprendizagem colaborativa pode ser aplicada de diversas maneiras nas aulas, trazendo benefícios para o processo de ensino e proporcionado o desenvolvimento em equipes. Confira algumas delas! Atividades em grupo A colaboração envolve a participação de várias pessoas em um projeto. Desse modo, as atividades em grupo são fundamentais para que essa estratégia seja empregada nas aulas. Elas permitem que os estudantes trabalhem em conjunto para produzir o conhecimento e chegar a conclusões, sempre com a orientação de um professor. Isso também pode ser aplicado quando um professor convida os alunos para dialogar sobre um tema específico. A troca de informações e experiências permite a construção do conhecimento de forma colaborativa, desenvolvendo as habilidades em conjunto. Utilização da tecnologia As ferramentas digitais são fundamentais para a implementação da estratégia da aprendizagem colaborativa, pois a tecnologia oferece recursos que aumentam o engajamento e o interesse pelo estudo. Mesmo nesse cenário, é importante que as atividades sejam realizadas em grupo, proporcionando situações em que a autonomia e cooperativismo sejam estimuladas. A escola pode utilizar blogs, vídeos e outros formatos para que os alunos produzam conteúdos de acordo com seu conhecimento. Essas ferramentas dão espaço para que eles coloquem em prática o que foi apreendido, produzindo materiais em colaboração e com autonomia, sempre com a supervisão e acompanhamento de um responsável. Cultura maker A aplicação da cultura maker na escola contribui com a aplicação desse método. As atividades que privilegiam a ?mão na massa? permitem que os estudantes participem ativamente das aulas, construindo em grupo projetos sobre os temas propostos. Com a disponibilização de um espaço maker, por exemplo, a escola pode oferecer as condições necessárias para que os estudantes desenvolvam novas habilidades, tanto intelectuais quanto socioemocionais. Neste artigo, mostramos o que é a aprendizagem colaborativa e como ela pode ser implementada nas aulas. Essa estratégia traz diversos benefícios ao ensino, despertando o interesse dos estudantes pelos conteúdos e preparando-os para os desafios do futuro. Portanto, é interessante entender seu funcionamento e buscar maneiras de aplicá-la na sua instituição.



Fonte: http://escoladainteligencia.com.br/aprendizagem-colaborativa/